Pular para o conteúdo principal

Lula e os pizzaiolos

Esse tipo de declaração que deu o presidente Lula, chamando os parlamentares da oposição de "pizzaiolos", simboliza mais um estopim da crise no Senado brasileiro. A base governista não disfarça seu incômodo com as investigações sobre a Petrobras, Lula bem que tenta se fazer de desinteressado, mas a CPI incomoda. E Lula dispara acusações sem pesar a mão.

Não pode. Um presidente tentar desmoralizar o poder legislativo do país que governa é inadmissível. Essa intromissão negativa de um Poder sobre o outro é prejudicial.
As reações às declarações do presidente foram imediatas. Indignados, os senadores derrotaram a indicação de um diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), o engenheiro Bruno Pagnoccheschi. Mesmo os senadores da base se posicionaram veementemente contra o discurso do presidente. Hoje, Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou requerimento de voto de censura à Lula.

O problema maior é que a crise no Senado chegou em um ponto em que ninguém sabe muito bem o que fazer pra sair dela. Os parlamentares, o presidente Sarney ou mesmo Lula. Ninguém sabe que atitude tomar pra desfazer esse nó de escândalos em que se meteu o poder legislativo. E esse tipo de declaração partindo ainda do chefe máximo da República só vem pra piorar a situação.

Os parlamentares se encontram nesse momento em um labirinto de escândalos. E lá não existe santo, todos sabem. Porém, o presidente Lula tem que saber que todos jogam no mesmo time. Ele não tem razão em tentar tornar a situação toda mais dramatática. Até mesmo porque quem teme a CPI é ele. Por ele é que as investigações se transformariam sim em uma grande pizzada.

Agora nós temos o recesso. As atividades só voltarão em agosto. Quem sabe seja esse o momento de deixar a poeira baixar. Porque nesse semestre o Senado não fez rigorosamente nada a não ser explicar os escândalos e tomar atitudes mal ensaiadas.

A declaração de Lula fechou o semestre com perfeição. Simbolizou perfeitamente o que foi o Senado brasileiro nessa primeira metade de 2009. Agora só nos resta esperar.

Comentários

mais vistos

Saí do Brasil. E morri.

Estou morando no Canadá há quase um mês. Minha esposa foi aprovada em uma seleção para fazer seu doutorado na cidade de Calgary, a terceira maior do país, e resolvemos vir assim, de mala e cuia. Calgary é um lugar curioso, é chamada pelos íntimos de cowtown, cidade das vacas em uma tradução literal, termo usado para um lugar com fazendas em seus arredores, com um clima mais interiorano, talvez. Só para se ter ideia, o maior rodeio do mundo acontece aqui, então realmente é um lugar de Cowboys e Cowgirls. Mas pretendo contar mais da cidade e da vida aqui depois. Quero focar agora na experiência de se fazer as malas e sair do seu país, seja ele qual for. Apesar de ser pouco tempo de experiência, já pude comprovar algumas impressões que tinha sobre a mudança para o exterior. O que acontece quando você faz as malas e embarca no avião com destino a um lugar completamente diferente do seu? Você morre. Isso mesmo, você morre. Eu morri quando vim. Começa pelo fato de normalmente, nesse tip

O Retrato Rasgado

As fotos de uma vida inteira podem caber no bolso da calça. Temos pen-drive, celular, cartão de memória, tablet, notebook, computador e mais um zilhão de ferramentas para nos auxiliar nesse arquivo infinito enquanto dure. Infelizmente esse fenômeno da tecnologia colocou fim a um hábito comum a maioria das famílias: se reunir para ver fotos. A lembrança que tenho é de retirar do alto do armário caixas e mais caixas, leva-las até a sala para a visita do dia ou para nós mesmos, e começar a retirar um a um os álbuns que contavam a história da família. A cada mergulho no passado perdia-se horas olhando as imagens e comentando o quanto fulano era magro, siclano era cabeludo e assim por diante. O tempo em casa parava e, devagarinho, ia andando para trás. Hoje raramente dedico um tempo para organizar as minhas fotos e muito menos para revê-las. Tenho uma pasta no meu desktop e vou salvando tudo lá, de tempos em tempos, sempre que preciso esvaziar a memória do celular. A tecnologia também n

O Fantasma de Vinte Anos

Todo dia ele faz tudo sempre igual. Acorda às seis da manhã, desliga o despertador do celular, aproveita o aparelho nas mãos para olhar as últimas novidades das redes sociais, a previsão do tempo, o e-mail, e só depois de uns dez minutos é que se vira para o lado, dá um beijo na esposa que levanta as oito e ainda está dormindo, e se ergue da cama. Afinal, não tem escolha. Vai até o closet, separa cueca, meia, calça e camisa e deixa cada peça, uma sobre a outra, lhe esperando. Entra no banheiro. Primeiro liga o chuveiro e só depois tira o pijama, dá o tempo certo de a água esquentar. No banho, sempre a mesma sequência. Primeiro o cabelo – o pouco que lhe restou já está grisalho, muito diferente da cabeleira farta dos seus vinte anos – sempre pensa nisso enquanto esfrega os poucos fios com as pontas dos dedos. Por último os pés. Desliga o chuveiro e sai. Seca o corpo começando pela cabeça, que já está no escritório. Será que responderam aquele e-mail? Será que fulano finalizou a plan