Pular para o conteúdo principal

Agora é esperar por 2014


Começou com o pé direito. Ou quase. Foi do pé esquerdo de TSHABALALA que nasceu o primeiro gol da Copa do Mundo da África do Sul. Os Bafana Bafana foram os primeiros a sorrir. Nada mais justo, nada mais emocionante. Pena que o gol não deu a vitória para a seleção da casa, no fim, 1 a 1 contra o México. Foi apenas a primeira decepção, outras estavam por vir.

Desejar que a África do Sul vencesse também nos gramados talvez fosse querer demais. Afinal, fora das quatro linhas, aquele país já era vencedor. Provou que sim, era possível que o maior evento futebolístico do mundo fosse realizado ali, em um lugar onde a cor negra predomina, a pobreza está presente em todos os cantos e a violência ainda é um problema a ser combatido. O que pouca gente devia saber é que Joanesburgo também é a capital da alegria. Porto Elizabeth esbanja sorrisos. Durban, Cidade do Cabo, Pretória, Bloemfontein, Rustemburgo também são lugares onde felicidade não se pode medir em dinheiro.

No fim, a seleção anfitriã se despediu da Copa na primeira fase. Foram uma vitória, uma derrota e um empate. Disse adeus com um sorriso, como não poderia deixar de ser.

Um outro país de povo sofrido e alegria no rosto se despediu precocemente da Copa do Mundo. Assim como aconteceu em 2006, o Brasil disse adeus nas quartas de final, ao perder para a Holanda. Voltou para casa como se nem ao menos tivesse ido.

Foi mesmo a Copa das decepções. Kaká, nosso grande ídolo, não entrou em campo. Assim como Rooney, Cristiano Ronaldo, Messi... Ou como toda a seleção da Itália e da França. A última preferiu chamar a atenção do mundo pelos escândalos internos e não pelo futebol. Só poderia dar nisso, uma Copa que começou para os franceses graças a um gol roubado nas eliminatórias. No futebol justiça também existe.

Acho que o ápice da Copa foi mesmo a final, realizada entre duas seleções que nunca haviam vencido um mundial de futebol: Holanda e Espanha. Melhor ainda que a taça tenha sido garantida no final da prorrogação, em um dos momentos mais emocionantes da história do esporte. E perfeito que tenha ficado com a Espanha, seleção que joga o futebol mais leve e empolgante do momento. Merecido, portanto.

A Copa da África do Sul também teve um papel de fundamental importância para a história humana. Mostrou ao mundo o que existe do lado de lá, escancarou o desconhecido. E ele com certeza é mais bonito do que imaginávamos. Ainda mais ao som das vuvuzelas.

Agora, esperemos por 2014. E torcemos por um Brasil melhor, no futebol e na vida. E adeus, África do Sul. Ou melhor. Até breve!

Comentários

mais vistos

Saí do Brasil. E morri.

Estou morando no Canadá há quase um mês. Minha esposa foi aprovada em uma seleção para fazer seu doutorado na cidade de Calgary, a terceira maior do país, e resolvemos vir assim, de mala e cuia. Calgary é um lugar curioso, é chamada pelos íntimos de cowtown, cidade das vacas em uma tradução literal, termo usado para um lugar com fazendas em seus arredores, com um clima mais interiorano, talvez. Só para se ter ideia, o maior rodeio do mundo acontece aqui, então realmente é um lugar de Cowboys e Cowgirls. Mas pretendo contar mais da cidade e da vida aqui depois. Quero focar agora na experiência de se fazer as malas e sair do seu país, seja ele qual for. Apesar de ser pouco tempo de experiência, já pude comprovar algumas impressões que tinha sobre a mudança para o exterior. O que acontece quando você faz as malas e embarca no avião com destino a um lugar completamente diferente do seu? Você morre. Isso mesmo, você morre. Eu morri quando vim. Começa pelo fato de normalmente, nesse tip

O Retrato Rasgado

As fotos de uma vida inteira podem caber no bolso da calça. Temos pen-drive, celular, cartão de memória, tablet, notebook, computador e mais um zilhão de ferramentas para nos auxiliar nesse arquivo infinito enquanto dure. Infelizmente esse fenômeno da tecnologia colocou fim a um hábito comum a maioria das famílias: se reunir para ver fotos. A lembrança que tenho é de retirar do alto do armário caixas e mais caixas, leva-las até a sala para a visita do dia ou para nós mesmos, e começar a retirar um a um os álbuns que contavam a história da família. A cada mergulho no passado perdia-se horas olhando as imagens e comentando o quanto fulano era magro, siclano era cabeludo e assim por diante. O tempo em casa parava e, devagarinho, ia andando para trás. Hoje raramente dedico um tempo para organizar as minhas fotos e muito menos para revê-las. Tenho uma pasta no meu desktop e vou salvando tudo lá, de tempos em tempos, sempre que preciso esvaziar a memória do celular. A tecnologia também n

O Fantasma de Vinte Anos

Todo dia ele faz tudo sempre igual. Acorda às seis da manhã, desliga o despertador do celular, aproveita o aparelho nas mãos para olhar as últimas novidades das redes sociais, a previsão do tempo, o e-mail, e só depois de uns dez minutos é que se vira para o lado, dá um beijo na esposa que levanta as oito e ainda está dormindo, e se ergue da cama. Afinal, não tem escolha. Vai até o closet, separa cueca, meia, calça e camisa e deixa cada peça, uma sobre a outra, lhe esperando. Entra no banheiro. Primeiro liga o chuveiro e só depois tira o pijama, dá o tempo certo de a água esquentar. No banho, sempre a mesma sequência. Primeiro o cabelo – o pouco que lhe restou já está grisalho, muito diferente da cabeleira farta dos seus vinte anos – sempre pensa nisso enquanto esfrega os poucos fios com as pontas dos dedos. Por último os pés. Desliga o chuveiro e sai. Seca o corpo começando pela cabeça, que já está no escritório. Será que responderam aquele e-mail? Será que fulano finalizou a plan